Como Estudar e Trabalhar ao Mesmo Tempo

Como Estudar e Trabalhar ao Mesmo Tempo

Tempo é uma das maiores preocupações modernas. Nós temos acesso a tecnologias que nos fizeram ganhar o mundo e, mesmo assim, parece que nós temos cada vez menos tempo. Então como estudar e trabalhar ao mesmo tempo?

Todos nós temos múltiplas atividades. Estudar e trabalhar talvez sejam as mais comuns, mas ainda precisamos de tarefas como cuidar dos filhos. Aí surge a pergunta como conciliar tudo isso?

A resposta, por mais complicada que possa parecer, é simples. Ter disciplina e criar tempo para cada coisa que você vai fazer, além de ter muito foco.

Como estudar e trabalhar: Por onde começar?

como estudar e trabalhar

Como conciliar trabalho e estudo para concurso? Evidentemente há muitas obrigações das quais não podemos nos livrar. A palavra de ordem então passa a ser prioridade.

Imagine que o seu dia é como uma caixa vazia. Todos os dias você começa a encher essa caixa com as atividades que assumiu. O problema começa quando a maioria das pessoas não percebe as suas limitações de tempo.

Dessa maneira, elas não têm preocupação com o que colocar na caixa. Você acaba meio que entulhando tudo. Coloca um pouco de trabalho, um pouco de família, uma louça suja, talvez uma leitura, uma série atrasada e assim vai.

Quando há algum desequilíbrio, vem o sono durante as sessões de estudo, por exemplo.

Esse é o cenário que representa a vida da maioria das pessoas. Talvez você tenha começado a perceber que esse modelo não serve mais para você e por isso veio atrás dessas informações (que bom!)

O que eu recomendo é que tenha em mente o que vamos falar aqui e adapte a sua realidade, desde que mantenha a essência das ideias.

Seja realista e defina seus momentos de alta e baixa produtividade

Como estudar para concurso e trabalhar ao mesmo tempo: precisamos ser realistas sobre as possibilidades.

Há um limite para o que você pode ou não fazer diariamente. Não adianta achar que é um robô e que vai conseguir fazer 1500 atividades no mesmo dia e com a mesma qualidade, não vai.


Você precisa ser seletiva(o). Se tudo é importante, acaba que nada é importante. Então escolha aqui o que vai fazer agora e o que vai deixar pra algum outro momento da vida.

A minha produtividade é muito maior pela manhã. Então eu tento agendar tudo que é mais importante no dia justamente nessa janela de tempo.

Sem dúvida que o ideal é não adiar nada, mas, se tiver que fazer isso, o mais importante já foi realizado.

Nesse horário (pela manhã) eu tento dar 110% e fazer tudo que for possível no menor intervalo de tempo possível. Tento não pegar o celular ou não fazer nada que me tire o foco das coisas mais importantes.

Tento, na medida do possível, não ter interrupções e, idealmente, deixar coisas divertidas para o fim do dia, como uma forma de me recompensar por um dia produtivo.

O meio do dia pra mim costuma ser menos intenso, então eu encaixo atividades que não tragam prejuízo (ou tragam menos) para esse horário.

Saber quais horários são mais produtivos para você é uma forma de você entender como pode aproveitar melhor o seu dia. Muita gente acaba colocando aquilo que é mais importante no momento em que consegue produzir menos.

Se fizer isso, sem dúvidas, o desempenho vai ser muito abaixo daquilo que você poderia oferecer, especialmente se estiver estudando sozinha(o), então comece a ajustar seu horário de acordo.

Como estudar e trabalhar: Defina sua prioridade e otimize suas atividades

Como dizem, prioridade é sempre singular. Claro que nós temos atividades que são importantes na nossa vida, mas sua prioridade precisa estar clara.

Veja a vida como uma balança: às vezes as coisas pesam pro lado do trabalho, outras vezes elas pesam pro lado dos estudos.

Entre uma coisa e outra ainda temos que pensar na família. Exatamente por isso é importante ter noção dessa dinâmica e entender que nem sempre você vai dar prioridade à mesma atividade.

Olhe objetivamente para suas atividades diárias e veja o que pode ser alterado. Veja as atividades que podem ser adiadas para outro momento da sua vida e aquelas que podem ser feitas à distância.

Outro ponto é fazer um agrupamento geográfico das suas atividades. No momento em que essa matéria é feita estamos no meio da pandemia do Coronavírus, mas evidentemente que isso vai passar e precisamos estar prontos.


Nós sabemos o quanto é custoso deslocamento em grandes cidades. Ainda assim, muitas pessoas acabam morando em um local, trabalhando em outro e estudando em outro, todos bem distantes entre si.

Há alguma dessas coisas que poderia ficar mais perto de outra e te poupar algum tempo e/ou energia?

Se não for possível ficarem no mesmo local, é possível que fiquem no caminho, de forma que você não precise ir para pontos muito deslocados uns dos outros?

Coincidindo com a logística deslocamento a sua vida melhora. Pesquisas mostram, por exemplo, que morar perto do trabalho equivale a ter mais um mês de férias no ano. Imagine isso ao longo dos anos.

Organize o seu dia e cumpra aquilo que se propuser

como estudar e trabalhar
Como estudar e trabalhar: organização é importante.

A gente sabe que há momentos pra fazer tudo. Esse, apesar de simples, é um dos pontos que mais complica a nossa vida. Mas, ao mesmo tempo, é uma necessidade para as pessoas que querem botar várias atividades naquela caixa metafórica do dia.

A gente já tem horário pra comer, pra dormir, pra escovar os dentes, agora é hora de adicionar à sua rotina tempo para você fazer aquelas coisas que movem sua vida pra frente.

Faça uma auditoria de todo o seu dia. Coloque em cada hora o que você faz atualmente. Ver como o seu dia está distribuído é muito importante para você entender como adicionar as demandas do estudo.

O que você realmente precisa fazer depois que você colocou todas as suas atividades atuais, inclusive o trabalho, a faculdade, tudo que tiver, é procura um horário que você possa colocar mais uma ou duas horas de estudo.

Você precisa de tempo para ver o conteúdo, e você precisa saber que ver esse conteúdo, sem revisão e sem questões não é estudar.

Precisamos de tempo para desenvolver um estudo autônomo que é quando realmente aprendemos.

É claro que planos não são fixos, nem escritos em pedra. Eles mudam, seja por necessidade, seja porque deslizamos ou qualquer coisa da dinâmica da nossa vida. o objetivo aqui não é ser perfeito, mas ser o menos imperfeito possível.

Depois desse trabalho todo tudo que você precisa é cumprir as determinações que você estabeleceu para sua vida. Agora  é ter em mente que o estudo é trabalhoso, pesado e competitivo, mas vale muito a pena!

Eu tenho certeza que você vai ter uma vida diferente, a vida que você e sua família merecem, basta ir um passo de cada vez, sem desistir. Nós acreditamos em você!


Se você gostou desse artigo e de tantos outros que temos aqui no site, compartilhe com os amigos concurseiros. Estaremos sempre dispostos a ajudar no que pudermos!

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):

Leave a Reply