Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar

Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar

Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar

“Como passar em concurso público com pouco tempo para estudar se tem milhares de pessoas que podem estudar duas ou três vezes mais tempo do que eu? ” é, certamente, o principal questionamento feito por aqueles que levam uma vida muito corrida e atarefada.

A falta de tempo para se dedicar aos estudos é algo que acontece com boa parte das pessoas. É natural que família, trabalho, amigos e até a própria necessidade do lazer acabem consumindo muito do seu tempo.

Importante dizer que não estou aqui para te dar nenhuma formula mágica, mas sim para te fazer enxergar algumas coisas, e te dar dicas que serão valiosas para otimizar seu tempo.

Então, a grande questão é: o quão grande é a sua vontade de se tornar um funcionário público?

“Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia, quarta vira sábado e um momento vira oportunidade” – Pedro Bial.

Veja bem, não estou dizendo que você deve deixar de dormir, até porque o sono e o descanso são partes fundamentais no seu caminho rumo à aprovação.

O que quero que você perceba é o seguinte: se passar em um concurso público não estiver nos primeiros lugares da sua lista de prioridade de vida, você dificilmente alcançará esse objetivo.

Faça um TOP 5 e veja em que posição “passar em concurso” ficará.

Eu sei o quão difícil é deixar algumas coisas de lado em razão dos estudos, mas tenha sempre em mente que a preparação é temporária e o benefício decorrente dela será permanente.

Se este é realmente seu sonho ou algo que você deseja imensamente, tenho certeza que já compreendeu a seriedade e a prioridade que deve dar a ele.

Então, vamos às dicas:

1 – CONSCIENTIZE AS PESSOAS À SUA VOLTA

Ao fazer a lista com a ordem de prioridades na sua vida, a maioria das pessoas colocam, se não no primeiro, mas entre os primeiros, a família.

Não há como negar a sua importância  e significado, mas isso não muda o fato de que eles são uma das coisas que mais consomem seu tempo.

A decisão de estudar para concurso público é algo que afetará não só você, mas todos os que lhe são próximos. E, por isso, você deverá conversar com eles da maneira mais franca possível.

Eles precisarão entender que para que você alcance seu objetivo, estará mais ausente da vida deles por um tempo. O mesmo se aplica aos seus amigos.

O grande ponto é deixar claro que além dos estudos serem muito importantes para que você atinja seu objetivo, a consecução do cargo público beneficiará não só você, mas toda a sua família.

2 – QUALIDADE É MELHOR DO QUE QUANTIDADE

Digo com segurança que a qualidade pode superar, e muito, a quantidade, no quesito rendimento de estudo.

Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar
(Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar: Livrando-se das distrações. Caso vá assistir aulas em dvd para concursos públicos no computador, por exemplo, certifique-se de não abrir as redes sociais)

Duas horas de estudos focados, programados, organizados e sem sofrer distrações, serão indiscutivelmente mais proveitosos e eficientes do que o daquela pessoa que dispõe de seis horas, mas que não consegue ficar vinte minutos sem conferir as redes sociais.

Aparelhos celulares, internet, TV, ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar sua concentração e foco devem ser banidos da sua vida nas horas de estudo.

Se você estuda próximo ao computador, utilize-o apenas para assistir aulas preparatórias para concurso público, fazer exercícios e realizar pesquisas relacionadas à aula, nada mais.

Pode não parecer, mas quando você quebra a concentração no que está aprendendo, pode demorar muito até que você consiga voltar àquele estado de imersão no conteúdo da matéria, o que prejudica, e muito, o rendimento do seu aprendizado.

3 – IDENTIFIQUE OS LUGARES ONDE VOCÊ PODE ESTUDAR

Certamente criar um ambiente de imersão, onde você possa ficar totalmente focado nos estudos e livre de distrações é o melhor cenário possível no tocante a qualidade de estudo.

Se será em um ambiente silencioso ou com música, com muita ou pouca luz, não importa. Faça o que funcionar melhor para você.

Porém, há também outros meios para estudar. É possível extrair uma enorme quantidade de tempo extra para os estudos em ambientes não tão imersivos assim, mas que ainda somam muito para o rendimento total dos seus estudos.

3.1 – TRANSITO

Já parou para calcular quanto tempo você “perde” indo e voltando de lugares? Seja para a faculdade, trabalho ou qualquer outro lugar que faça parte da sua rotina diária.

Se você está dentro da estatística que diz que 88% das pessoas ficam, em média, 3 horas por dia no trânsito, saiba que essa é uma valiosa fonte extra de horas de estudo.

Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar - Identificando lugares de estudo
( Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar – Identificando lugares de estudo. Antigamente, aulas em dvd para concursos públicos eram a melhor forma, hoje aulas em áudio são a melhor alternativa )

Lá pelo ano de 2007, ainda no início dos meus estudos para concurso, eu utilizava aulas em DVD para concursos públicos. Então, eu extraia os áudios dessas aulas para ouvi-las enquanto estivesse dirigindo ou andando pela rua.

Hoje em dia, não há mais necessidade disso, pois existem excelentes aulas em áudio para concurso público.

3.2 – FILAS

Além do tempo no trânsito, há também o tempo em filas de banco ou ainda esperando a consulta de um médico.

3.3 – AFAZERES DOMÉSTICOS

As aulas preparatórias para concurso público, tanto em vídeo quanto em áudio, são muito úteis e convenientes, você pode fazer uso delas, também, enquanto está fazendo comida, arrumando e limpando a casa, lavando a louça, etc.

3.4 – TRABALHO

Se o seu chefe for tranquilo e não se importar que você use fones de ouvido, e se o seu tipo de trabalho for mais mecânico do que dinâmico, você provavelmente conseguirá ouvir várias aulas preparatórias para concurso público, mesmo estando no trabalho.

Percebe a quantidade de horas diárias que é possível dedicar aos estudos, se você realmente quiser estudar?

Leia também: DESCUBRA como eu consegui, com apenas 22 anos, ser aprovado e NOMEADO em 10 Concursos Federais

4 – CONSTRUA UM PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

Como passar em concurso público com pouco tempo para estudar? Organize-se!

Agora que você já conversou com família e amigos, e se animou com o fato de que a boa qualidade das suas 2 horas de estudos podem bater a má qualidade daqueles que estudam 6 horas, chegou uma das horas mais importantes na sua trajetória rumo ao cargo: organizar e planejar os estudos.

Veja bem, de nada adianta você ter tempo e um lugar adequado para ter suas aulas preparatórias para concurso público, se você simplesmente não tem controle algum sobre o que está estudando.

O ideal é que você consiga ver a matéria, fazer resumos e muitos exercícios. Como você saberá se vai dar tempo de fazer tudo isso sem se planejar?

Esse é um ponto chave para a aprovação, você não deve negligenciá-lo.

Além de otimizar os seus estudos, você diminuirá a ansiedade, pois tudo estará perfeitamente planejado e calculado.

Então, faça uma planilha!

Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar - Planilha e aulas em dvd para concursos públicos
( Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar – Planilha. Dica: aulas em áudio podem ser usadas em caminhos de casa para o trabalho. São uma ótima alternativa para as antigas aulas em dvd para concursos públicos )

Coloque nela todos os dias em que você poderá estudar até o dia da sua prova.

Insira todos os horários que você terá disponível naqueles dias para os estudos, seja em casa ou na rua.

Distribua todas as matérias nesses horários, separe as horas para fazer os resumos periódicos e também o tempo para resolver exercícios.

5 – PRIORIZE AQUILO QUE VOCÊ MENOS DOMINA

Tendo muito ou pouco tempo até a prova, dê prioridade para as matérias que você menos conhece.

É muito cômodo estudar aquilo que sabemos. É mais fácil, mais rápido, mais prazeroso. Porém, isso pode acabar sendo um gol contra.

Se você está correndo contra o tempo, focar naquilo que você ainda não conhece ou não domina muito bem é, sem dúvida, a melhor jogada.

Por mais que você estude, todo concurseiro conta com um pouco de sorte, e é nessa área que estamos focando.

Se você não tiver o tempo necessário para estudar 100% do edital, foque naquilo que você não conhece e deixe de estudar aquilo que você sabe um pouco.

Suas chances de acertar um chute naquilo que você tem uma noção são muito maiores do que chutar em algo que você nunca viu na vida.

Isso nenhuma das aulas preparatórias para concurso público te ensina, né?

DESEJO SORTE PARA VOCÊ

Espero que esse artigo tenha aberto seus olhos e te ajudado a ver as coisas com outra perspectiva. Tenho certeza de que, se você deseja o cargo público tanto quanto um dia eu desejei, você conseguirá pôr em prática tudo que te contei aqui.

E agora que você já pegou as dicas que te dei, é hora de você aprender a melhor forma de estudar para concurso público!

Até a próxima 😉

Leave a Reply