Melhor Forma de Estudar Para Concurso Público

Melhor Forma de Estudar Para Concurso Público

É indiscutível que para passar em um concurso público é necessário estudo (MUITO!), mas a questão mais importante é: você conhece a melhor forma de estudar?

Muitos acreditam que sim, quando na realidade ficam correndo em círculos sem grandes avanços e, pior ainda, nem se dão conta disso. Essas e outras dicas vão ajudar principalmente quem está começando a estudar do zero.

Não importa o quanto você dê duro nos estudos, se você não estudar da maneira correta, você não vai obter um resultado bom o suficiente para a sua aprovação. Sei que é triste, mas é a verdade.

Exatamente por isso separamos alguns passos que servem independentemente do concurso que você vai prestar. É hora de aprender a melhor forma de estudar para concurso público!

Preparação com antecedência

Não importa quantas vezes eu ouvia isso. Eu nunca dava a devida importância. E perdi ótimas oportunidades por isso.

Pense bem: 80% dos seus concorrentes vão estudar somente após o lançamento do edital.

Possivelmente até mais do que isso. O simples fato de você começar antes já te deixa na frente de todos eles! Não deixe para o último minuto.

Um erro comum é achar que a gente vai se sair melhor sob a pressão do edital lançado. Não é assim que funciona. Tempo é um grande fator.

A matemática é simples: mais tempo é igual a mais aprofundamento e mais revisão. A receita é simples, se você parar para pensar. (Vai dar trabalho, mas vai valer a pena!).

Pegue o tempo que tiver reservado para os estudos e divida-o por matérias, depois priorize as que tiver mais dificuldade ou que tiver menos familiaridade.

Trouxemos um guia completo, com absolutamente tudo que você precisa saber para se preparar com antecedência e sair na frente no nosso Guia Definitivo de preparação para o dia da prova.

Melhor forma de estudar para concurso público: Organize seu cantinho do estudo

Organização do espaço de estudos é fundamental

O espaço da casa que usamos para estudar, se possível, deve ser sempre o mesmo.

Pesquisas mostram que a rotina de estudar no mesmo lugar faz o cérebro associar aquele espaço ao tempo de concentração.

Tenha certeza também de ter espaço suficiente para seus livros, apostilas e resumos. Seu cantinho tem iluminação suficiente? O celular está longe da vista?

Invista em uma cadeira confortável que possa te manter em uma postura correta.

Afinal, você passará horas nela. Se com 1 hora de estudo você começar a sentir dores na coluna, como seu estudo irá render?

Retire toda e qualquer forma de distração do alcance. A hora de estudar tem que ser sagrada!

É comum achar que um ambiente totalmente silêncio é o ideal para se conseguir um bom ritmo de estudos.

Porém, nesse quesito não há regras. Aqui, cada um pode funcionar de uma forma diferente.

Eu, por exemplo, quando estava procurando pela melhor forma de estudar para concurso público, percebi que o silêncio absoluto não funcionava para mim.

Já quando estudava ouvindo música clássica ao fundo, meu rendimento era outro. Isso é pessoal, faça o teste e veja o que funciona melhor para você.

O importante é não se deixar distrair ou interromper, pois retomar a concentração e o foco no que você estava fazendo pode, às vezes, ser mais difícil ou demorado do que você imagina.

Refaça as provas passadas para o seu cargo

Pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que presta um concurso sem ter a menor noção do que foi cobrado anteriormente.

Bancas e órgãos têm preferências por assuntos, isso é um fato! Por isso muita gente vive “adivinhando” o que vai cair na prova.

Habitue-se com os formatos das questões e assuntos mais cobrados. Essa maneira definitivamente está no escopo da melhor forma de estudar para concurso público!

Melhor forma de estudar para concurso público: Monte sua aula

Quantas vezes você tentou explicar algo para alguém e acabou se dando conta de que não sabia tanto quanto imaginava sobre aquele assunto?

Tente explicar a matéria estudada para alguém que não esteja familiarizado com ela. Se a pessoa compreender plenamente, você está no caminho certo.

Muitas vezes você está se sentindo seguro quanto ao seu domínio sobre um conteúdo, mas, se seguir essa dica, poderá ampliar ainda mais o seu conhecimento.

Ao conversar sobre o conteúdo com pessoas novas, você perceberá que elas têm outras visões ou dúvidas acerca do tema e, por isso, te desafiarão a pensar sobre questões que, até então, nem passavam pela sua cabeça.

Isso vai te forçar a rever e massificar a matéria!

Agora, seguindo a dica que te dei ali em cima, ao falar sobre a matéria com novas pessoas você perceberá que elas terão novas visões e novas dúvidas acerca daquilo.

Elas te farão pensar sobre questões que até então nem te passavam pela cabeça. Isso vai te forçar a rever e massificar o conteúdo.

Não sobrecarregue seu cérebro

Pausas regulares são importantes. Muita gente negligencia isso.

Assim como outros músculos que precisam de descanso para se desenvolver, seu cérebro precisa de pausas para organizar e absorver tudo o que está vindo.

Particularmente, adoro o método que eu chamo de 50-10. Não tem mistério: a cada 50 minutos de estudo, 10 minutos de intervalo.

Quero frisar que é muito importante que nesses 10 minutos você abandone COMPLETAMENTE os estudos.

Nada de entrar em site de cursinho ou ler edital. Descanso total nesse tempo, mas não passe de 10 minutos.

Uma coisa que gosto muito de fazer nos meus intervalos é cuidar das minhas plantas. Regar, tirar folhas mortas, aplicar o fertilizante…

Isso me relaxa e tira minha cabeça dos estudos por alguns momentos. Quando volto, o cérebro está fresquinho e pronto para mais uma rodada!

Melhor forma de estudar para concurso Público: Alimentação saudável

Se você é concurseiro de verdade e está naquele ritmo de estudos frenético, é muito comum você sentir que as vezes precisa se recompensar.

Aquele hambúrguer com 3 carnes ou aquela pizza de 90 cm que chega em 30 minutos a sua casa sem que você precise perder seu valioso tempo cozinhando acabam te parecendo uma excelente ideia, ainda mais depois de um dia produtivo de estudos.

Porém, o que você ingere tem um ALTO IMPACTO no seu desempenho nos estudos.

Sua memória, foco, energia e capacidade de aprendizado podem estar sendo prejudicados por causa de alguns alimentos e pela ausência de outros.

Mantenha seu corpo e mente saudáveis escolhendo a melhor alimentação durante os estudos.

Já foi demonstrado que uma alimentação nutritiva e balanceada melhora a concentração e a memória.

Inclusive, no dia da prova… Alimentar-se da maneira errada pode por seu planejamento e esforços de meses a perder.

Beba água

Melhor Forma de Estudar Para Concurso Público: Não subestime a importância da água!

Tenho certeza que quando você leu “beba água” como melhor forma de estudar para concurso público você pensou: “Putz. Sério?”

Ok. Agora, e se eu te dissesse que existe um produto bem barato que faz seu cérebro funcionar mais rápido, que melhora sua concentração, que ajuda a equilibrar suas emoções e te faz dormir melhor, você compraria?

Se sua resposta foi positiva saiba que você deu sorte e não precisará comprar nada, pois estou falando da água. Isso, a mesma água que você desprezou ali no título.

O cérebro é composto por cerca de 75% de água, manter-se hidratado fará com que ele possa trabalhar adequadamente e trazer inúmeros benefícios para sua mente e para o seu corpo.

A quantidade ideal de ingestão diária de água varia de pessoa para pessoa, mas a média comum é a de 2 litros por dia, por exemplo.

Exercite-se

Assim como a água, exercícios físicos trazem benefícios não só para o seu corpo, mas também para sua mente.

Exercícios aeróbicos como a caminhada, corrida e bicicleta ajudam na liberação de endorfina, que é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.

A endorfina é comumente conhecida como “hormônio do bem-estar”. Por isso, não deixe de se exercitar, mesmo que seja uma caminhada de 10 minutos diariamente.

Dica do Mente de Concurseiro: Planeje o dia da prova

Isso foi tema do nosso artigo completo sobre preparação para o dia de prova, vale a pena dar uma olhada.

A melhor forma de estudar para concurso público, diferente do que se pensa, não envolve apenas livros, apostilas e videoaulas.

Acima de tudo, a preparação psicológica é fundamental para um bom desempenho. Então, separe 5 minutos por dia e visualize o dia da sua prova passo a passo.

Imagine-se sentando-se na cadeira, recebendo a folha de prova, a sensação de ler a primeira questão ou de ouvir o fiscal avisar que faltam 30 minutos para o fim do exame.

Certamente, isso vai preparar seu cérebro para evitar nervosismo.

No dia da prova você já vai ter “feito a prova” tantas vezes que vai ser só mais um dia no parque.

É importante também que você faça uma preparação prática completa para o dia da prova. Eis um pequeno checklist de coisas a pensar:

  1. Conheça o local da prova com antecedência e descubra a melhor forma de chegar;
  2. Escolha roupas confortáveis;
  3. Tenha certeza de levar remédios para eventuais dores ou desconfortos;
  4. Separe sua caneta transparente e garrafa sem rótulo e evite surpresas com fiscais de prova;
  5. Vai com seu transporte próprio? Se sim, descubra estacionamentos próximos ou locais seguros para deixar o veículo. Você não vai querer essa preocupação na sua cabeça durante a prova;
  6. Vai de transporte público? Descubra se há alguma greve ou algo que desregule o fornecimento do transporte naquele dia;
  7. Inclua o tempo de um eventual engarrafamento na sua margem de erro;
  8. Finalmente, programe-se para chegar uma hora antes da prova;

Melhor forma de estudar para concurso público: Conclusão

Portanto, ao planejar corretamente todos esses itens você diminui bastante a ansiedade para o dia da prova, pois todas essas preocupações extras já estarão sob seu controle.

Além disso, você diminui significativamente o risco de perder o certame ou algo influenciar negativamente sua atenção.

E lembre-se: precisando de qualquer coisa, conte com a gente!

Photo Credits: UBC Learning Commons ; Michael Hamann; Greg

Leave a Reply