A Única Característica Comum Aos Aprovados Em Concursos Públicos

A Única Característica Comum Aos Aprovados Em Concursos Públicos

Inteligência, sorte, destino. Tenho certeza que você já ouviu todos esses termos em comentários à aprovação de alguém em um concurso público.

“Ah, mas também, ela sempre foi a melhor da classe, é muito inteligente!”, “naquela prova caiu bem a matéria que ele foi monitor na faculdade, deu muita sorte”, “ela falava sobre isso desde criança, era seu destino!”.

De todos os termos e adjetivos que eu já ouvi para qualificar um aprovado em um concurso público, acho que único que seja verdadeiramente comum a todos eles é a resiliência.

Resiliência é a capacidade não apenas de superar, mas de se adaptar às adversidades.

Eu vejo por aí muitas pessoas definindo a resiliência como uma força interior, quase mística, que te faz vencer os mais distintos obstáculos. Discordo um pouco dessa definição. Não é que eu discorde totalmente, mas a acho incompleta.

Pra mim, a resiliência está muito mais ligada à adaptabilidade a qualquer cenário do que à força de vencer os momentos ruins.

E por qual razão eu penso na resiliência como a característica comum entre os aprovados em um concurso público?

Porque a sua trajetória nos estudos deve ser uma meta de longo prazo.

Pare um momento, feche os olhos e relembre como era a sua vida há dois anos. Onde você morava, com o que trabalhava, sobre o que estudava, com quem falava diariamente.

Muito provavelmente bastante coisa mudou, não é mesmo?

Nesse período você também passou por momentos maravilhosos e outros não tão bons assim. Algumas fases são lembradas com saudades, outras, com alívio por terem acabado.

Isso nos ensina que a capacidade de superar as dificuldades é extremamente importante, mas que é essencial que você saiba se adaptar às novas rotinas que lhe serão impostas pela vida.

Sim, a superação de obstáculos é indispensável para você ser aprovado no concurso público que deseja, mas se adaptar às mudanças da vida (ainda que positivas) também.

E-Book Grátis: Tripé da Aprovação

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente o e-book TRIPÉ DA APROVAÇÃO!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

Mudanças acontecerão, você deverá se adaptar a elas para manter a sua rotina de estudos.

Uma troca de emprego, mudança de cidade, início de um relacionamento.

Quando estamos falando de um horizonte de alguns anos de estudo na trajetória que te levará à aprovação, é bem possível que mais de uma dessas coisas aconteça na sua vida.

É óbvio que a capacidade de superar um trauma, como ir mal naquela prova que você esperava há meses, é indispensável para continuar no caminho certo.

Mas quando eu digo que a resiliência é a característica comum aos aprovados, quero dizer que deve vencer todos os obstáculos, mesmo que você ainda não consiga vê-los como adversidades.

Você pode conhecer aquela pessoa que sempre sonhou, fazer novos amigos, apaixonar-se por um hobby recém adquirido, receber uma proposta para um emprego com o dobro do salário.

Todas essas são mudanças positivas certo? Para sua aprovação, depende da sua capacidade de se adaptar a elas!

Foco é saber dizer não!

Você está cansado de ouvir de que ter um cronograma de estudos é essencial.

Acompanhar aulas do curso preparatório, estudar o edital, completar toda a matéria que será exigida na prova é, de forma unânime, indispensável para que você seja aprovado.

O que pouca gente fala é que simplesmente seguir o seu cronograma, exatamente como foi planejado, dia após dia, é o mais difícil.

Sabe aquela dieta que você começou na segunda feira e seguiu rigorosamente a semana toda, mas que não resistiu à pizza que sua família pediu na sexta?

Pois é, a sua rotina de estudos, especialmente no começo, não pode ser assim.

O começo é a parte mais difícil e, especialmente até que você consiga assimilar uma rotina de estudos que te permita chegar ao seu objetivo, a verdade é que você deverá abdicar de muitas coisas boas.

Na verdade, acho que terá que abdicar de mais coisas boas do que superar coisas ruins.

E é aí que a resiliência entra.

Não fazer coisas que você quer fazer é difícil, ainda mais quando são acompanhadas por aquela euforia de novidade. É frustrante.

Ter que dizer não para coisas boas na sua vida é tão difícil – e tão necessário – quanto superar as barreiras.

Você precisará manter o seu foco, dizer não para o que te desvia do caminho e se adaptar às mudanças que acontecerão para manter uma rotina de estudos de longo prazo, sempre com os olhos vidrados na aprovação.

Entendi o que é a resiliência mas percebi que nunca fui uma pessoa resiliente, e agora?

Eu preciso deixar uma coisa clara: a resiliência não é um dom ou um talento inerente a certas pessoas, que carregam consigo uma determinação imparável.

É fruto de trabalho, de esforço e de auto vigilância o tempo todo, ainda mais no início dos estudos.

O esforço para retornar ao caminho correto será constante porque, inevitavelmente, você escorregará. Cometerá inúmeros erros durante toda a jornada.

Mas o que eu estou dizendo é que você deverá, o quanto antes, voltar à sua rotina.

Consegue compensar o dia de estudos perdido? Ótimo. Não consegue? Sem problemas. Não se culpe, não se martirize, isso só atrapalha.

Lembre-se que está disputando uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Somente volte ao cronograma normalmente, dedique-se novamente e se esforce para dizer não ao que te afasta e superar o que te segura.

Precisou trocar de emprego e agora tem menos horas para estudar? Acorde um pouco mais cedo. Está ficando muito cansado? Volte a acordar no horário normal e estude um pouco mais aos finais de semana. Não consegue ir ao cinema com quem você gosta? Troque o cinema por um episódio de uma série na Netflix.

Acredite em mim: com o tempo as coisas se acertam e você se acostuma.

Encontrou uma nova rotina de estudos que se adequa às mudanças da sua vida? Agora se fixe à ela. Lembre-se que foco é dizer não.

Resiliência. A capacidade de se adaptar às mudanças e superar dificuldades para se manter, aconteça o que acontecer, no caminho programado para um determinado objetivo. No seu caso, um sonho, estabilidade financeira ou apenas, a aprovação.


Se você gostou desse artigo e de tantos outros que temos aqui no site, compartilhe com os amigos concurseiros. Estaremos sempre dispostos a ajudar no que pudermos!

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):

Leave a Reply