5 Dicas Para Ser Aprovado Em Concurso Público Otimizando o Tempo

5 Dicas Para Ser Aprovado Em Concurso Público Otimizando o Tempo

Se você está aqui, então ser aprovado em um concurso público com certeza está no topo da sua lista de prioridades.

Com isso em mente, existem algumas dicas que podem facilitar o seu estudo através da otimização do seu tempo.

Então, descubra agora o que você precisa fazer a partir desse minuto para garantir a sua vaga.

Vamos lá?

– Faça do estudo um hábito:

A primeira dica para otimização do tempo de estudo para concurso público é fazer disso um hábito, não apenas um acontecimento de uma vez na semana.

Quando você faz do estudo um hábito, todo o seu comportamento diante da ação muda, melhorando os resultados e reduzindo o tempo gasto.

Por exemplo, ao definir e seguir a ideia de estudar duas horas por dia, o seu cérebro se prepara para essa ação.

Como resultado, a cada dia você se sente mais preparado, mais confiante e tem menos sonolência ou preguiça.

Mas lembre-se, um hábito não se cria do dia para a noite.

Então mesmo que de cara você não esteja conseguindo render o que acha que conseguiria, insista!

Em algum momento seu corpo vai se acostumar com o tempo estipulado e sua concentração começará a aumentar.

Dica bônus: para fazer do estudo um hábito, tenha um lugar fixo e tranquilo para estudos. Preferencialmente, estudando sempre no mesmo horário, todos os dias.

Ah, aqui no site também separamos materiais e aulas gratuitas para ajudar quem está começando, ou para concurseiros experientes que querem otimizar seus estudos. Para baixar é só clicar aqui.

– Faça um intervalo a cada hora:

Quem estuda para concursos públicos frequentemente passa longas horas em frente ao material de estudo, tentando garantir o máximo de conhecimento possível.

Entretanto, ainda que isso seja eficaz, estudar de maneira direta, sem nenhum intervalo, pode prejudicar ou reduzir a qualidade daquilo que  você está lendo ou anotando.

É simples: após uma hora de estudos (em média), o seu cérebro começa a ter um rendimento menor, reduzindo o foco e a concentração.

Além do mais, é comum começar a sentir sono ou mesmo se perder em meio a uma frase.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você faça um pequeno intervalo a cada 60 minutos de estudos.

Isso irá evitar o cansaço mental.

Importante: durante esses intervalos, de cerca de dez minutos, aproveite para tomar um chá, levantar e andar um pouco, ou mesmo ficar olhando para o céu/árvores.

– Entenda o seu funcionamento:

Uma dica para otimizar o seu tempo é começar a entender como você funciona quando estuda.

Na prática, essa questão é simples: saiba qual o melhor momento para o seu estudo, quantas horas por dia consegue fazer e quais métodos são mais eficazes.

Um erro comum dos concurseiros de plantão é apenas copiar estratégias que funcionam com outras pessoas, quando na verdade você é um indivíduo totalmente diferente.

Essa questão também vale para atividades extras, como comer enquanto estuda ou tentar forçar o seu corpo a ficar acordado por mais uma hora.

Acredite: vale muito mais duas horas de estudo focadas do que quatro horas de estudo com cansaço mental.

Para maiores dicas sobre esse tema leia também nosso artigo Como Estudar Sozinho Para Concurso.

– Aprenda a fazer esquemas:

Os esquemas estão entre os segredos mais utilizados nos estudos, seja para concurso público, universidades ou mesmo na escola.

Esquemas facilitam o processo de encontrar o material que será estudado, evita a perda de tempo e garante maior memorização de informações.

Um exemplo simples de esquema é o edital verticalizado, que divide o material de estudo de acordo com o tempo que você tem, ou de acordo com os dias de estudo.

Para fazer qualquer tipo de esquema, a dica é separar todos os tópicos que serão utilizados e organizar um pouco por dia.

Dessa maneira você define “matérias” diárias, garantindo o estudo de todo o edital.

Dica: geralmente, o cérebro tende a memorizar mais facilmente imagens ou áudios, descubra qual das duas maneiras é a sua e aposte nesse tipo de construção de estudo.

Inclusive, fazer provas de anos anteriores ou do material é uma maneira de identificar as dificuldades e estudar melhor.

– Cuide de todo o seu ambiente e de si mesmo:

Para finalizar essa lista, uma dica de como otimizar o seu tempo de estudo para ser aprovado em concurso público é: ter atenção ao que está a sua volta.

Em primeiro lugar, quando você está fisicamente ou emocionalmente exausto, estudar se torna um fardo e quase nenhuma informação é aproveitada.

Em segundo lugar, você é um ser humano passível de erros e obstáculos.

Em terceiro lugar, é importante também estar saudável para estudar e conseguir maior rendimento.

Ou seja, se alimente bem, faça exercícios físicos, tenha algum tempinho para relaxar e motive a si mesmo todos os dias.

Para te ajudar com isso fizemos um e-book 100% gratuito, os “10 Melhores Alimentos Para Passar Em Concurso Público”. Para baixar é só colocar seu e-mail no formulário abaixo:

E-Book Grátis: 10 MELHORES ALIMENTOS PARA PASSAR EM CONCURSO

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente o e-book 10 MELHORES ALIMENTOS PARA PASSAR EM CONCURSO!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

Conclusão

As dicas para ser aprovado em concurso público otimizando o seu tempo giram em torno do gerenciamento de tempo, estudo e vida.

O que não é simples, mas pode ser facilitado.

Para te ajudar ainda mais também recomendo a leitura do seguinte artigo: Como Passar em Concurso Público com Pouco Tempo Para Estudar.

Seguindo cada uma dessas dicas, você vai conseguir ampliar o seu tempo de estudo, facilitar a memorização e ainda evitar a perda de tempo.

Boa sorte nos estudos!

Abraço! o/

Leave a Reply