Como Voltar a Estudar Para Concurso

Como Voltar a Estudar Para Concurso

Ninguém vai discordar de mim quando eu digo que há coisas muito melhores a fazer do que estudar. Ler, praticar exercícios, assistir televisão, praticamente qualquer coisa é melhor do que estudar. Mas você parou e agora como voltar a estudar para concurso?

Em contrapartida a gente sabe que estudar é fundamental se você quer alcançar os seus objetivos. Pode ser que você tenha passado por alguma situação que tenha feito você parar de estudar, mas o desafio agora é voltar ao ritmo.

Tenha um plano de estudos que dê para cumprir

De nada adianta você ter um planejamento de estudos de 6 horas diárias depois de ter passado semanas ou meses sem estudar. Não é bom uma volta tão intensa, não é assim que as coisas funcionam.

O que eu sugiro para você é que você seja bastante realista e honesto consigo mesmo. Talvez se inscrever uma prova menos concorrida dentro daquela área que você vem buscando.


Ter um edital que te sirva de referência para você criar um plano de estudos pode te ajudar a se orientar a respeito do que você precisa fazer e tirar a ferrugem sobre como se programar e seguir uma rotina de estudos.



E o ideal, como a gente bem sabe, é você começar a estudar antes do edital mas existe sim a possibilidade onde você está lendo isso porque seu edital já saiu e você gostaria de dicas pra isso.

O que eu recomendo pra você é que você volte aos poucos, talvez uma ou duas horas por dia, fazendo, principalmente, a resolução de questões de concursos anteriores. Isso vai te ajudar a voltar ao ritmo de uma forma mais simples

O problema de muitas pessoas é justamente quere voltar com força total para compensar o tempo perdido. Mas agora é hora de olhar pra frente e entender o que você pode fazer para você garantir o que vai aprender tudo o que precisa.

Abra espaço no seu dia para os estudos

É possível que no tempo que você ficou sem estudar as horas que seriam dedicadas aos estudos foram preenchidas por alguma atividade, seja ela produtiva ou não.

Então, inicialmente, é necessário fazer uma auditoria de todas as horas do seu dia e reconhecer o tempo gasto em atividades que não te acrescentam muito. Além das que podem ser retiradas sem maiores problemas.


Ela deve ser feita imediatamente! Separe as atividades o que você não tem como evitar, como trabalho, cuidar dos filhos, faculdade e outras importantes. Mas seja honesta(o) quanto às atividades que, pelo menos nesse momento, não fazem falta na sua vida.

A verdade é que você vai precisar abdicar de certas coisas e isso não é fácil, porque envolve uma mudança de hábitos.

Depois separe aquelas coisas que você costuma fazer, mas que não necessariamente são fixas e você pode trocar. Por exemplo ir à academia, assistir Netflix ou xingar seu primo que votou em um candidato diferente do seu.

Tenha em mente que o resultado dessa separação toda vai mostrar como deve ser o seu dia e não como você gostaria que ele fosse.

Feito isso é hora de você olhar para todo seu dia e organizá-lo de uma maneira lógica, de forma que você consiga abrir uma lacuna de tempo para que você possa encaixar os seus estudos.

Mesmo entre as atividades que você não pode deixar de realizar, veja se é possível flexibilizar os horários nos quais você vai se prontificar a fazê-las.

Aulas online e em áudio podem ajudar

Como voltar a estudar para concurso: Não subestime o poder dos áudios

Eu sei que nesse momento abrir horário em um dia totalmente preenchido vai parecer um sacrifício enorme, mas isso pode ser diminuído como auxílio de aulas online ou mesmo de aulas em áudio.

Existem vários cursos e várias ferramentas na internet que podem te ajudar nesse sentido, mas uma que nós usamos e podemos atestar a qualidade são as aulas em áudio do AudioJus.

Elas vão ser muito úteis naqueles momentos de revisão que você pode encaixar enquanto aspira a casa, lava a louça ou realiza qualquer tarefa doméstica que não exija muito do seu cérebro.

Como voltar a estudar para concurso: Escolha uma boa recompensa

Como voltar a estudar para concurso
Como voltar a estudar para concurso: Escolha recompensas quando cumprir os cronogramas

Uma coisa que a gente sempre recomenda para os nossos alunos é ter uma recompensa para o final de cada sessão de estudos. Isso vai te fazer associar o término da sua sessão de estudos como uma coisa boa.

No livro hábitos atômicos, que eu recomendo muito que você leia, o autor aponta essa técnica como uma das mais eficazes para reforçar um comportamento o que a gente quer transformar é um hábito saudável .


Siga o Mente de Concurseiro no Instagram: https://www.instagram.com/mentedeconcurseiro_oficial/


Ele diz que, sempre que a gente terminar uma tarefa dura ou que exija muito de nós, devemos nós recompensar imediatamente. Isso vai fazer uma ligação do nosso cérebro entre cumprir o planejado e receber uma recompensa

E essa recompensa pode ser o que você quiser. Pode ser um doce, desde que sem exagero, pode ser você se permitir ver alguns episódios daquela série na Netflix, também desde que sem exagero, ou qualquer coisa do tipo.

Reveja suas prioridades

Como voltar a estudar para concurso
Como voltar a estudar para concurso: é importante ter prioridades.

Nessa hora é importante que a gente faça uma reflexão para entender o que vai nos ajudar alcançar nossos objetivos. Deixe tudo que você puder pra depois da posse. Tudo aquilo que não for importante, tudo aquilo que não for necessário, tudo aquilo que não for primordial.

Principalmente se você não tiver muito tempo sobrando, o seu tempo vai ser o seu bem mais precioso e você deveria gastá-lo com muita calma e seletivamente.

Ao contrário do que você vai ouvir ou ler pela internet eu nunca vou exigir que você seja um Super-Homem. Isso porque eu entendo que eu estudo vai ter altos é baixos, como tudo na vida.

Mas nessa hora pensar nas atitudes e nem sacrifícios que precisam ser feitos vai nos ajudar a ter uma visão realista da nossa jornada, sem criar falsas ilusões sobre qual é difícil esse caminho que nós escolhemos.

Ele é o mais difícil, mas é também o mais recompensador. Depois que a sua nomeação chegar (e ela vai chegar!), você vai poder olhar para trás e ver que tudo valeu a pena.


Se você gostou desse artigo e de tantos outros que temos aqui no site, compartilhe com os amigos concurseiros. Estaremos sempre dispostos a ajudar no que pudermos!

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):

Leave a Reply