5 Dicas Práticas Para criar um Cronograma de Estudos Eficiente

Compartilhe com alguém:

Pelas mensagens que sempre recebemos no nosso Instagram e nosso canal no Youtube pudemos perceber que organização é um fator que os concurseiros não estão considerando com a devida importância. Isso pode ser um erro enorme, ainda mais com candidatos cada vez mais preparados e provas cada vez mais disputadas. Hoje vamos falar sobre a segunda espécie do gênero organização: a organização do estudo em si, através de um cronograma de estudos bem feito e adaptado a sua realidade.

Semana passada falamos sobre os 4 segredos para organização do espaço de estudo, que também é parte do que falamos sobre a organização. Lembra de dar uma olhada lá, ok?

Se você está se preparando para um concurso público, sabe que a rotina de estudos pode ser intensa e desafiadora. Para garantir que você esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos, é importante definir um cronograma de estudos eficiente.

Nem preciso dizer que um cronograma bem estruturado ajuda a otimizar o tempo de estudo e aumentar sua produtividade, certo? Além disso, ele ajuda a manter o foco e a disciplina, evitando que você se distraia com outras tarefas ou atividades durante o dia. Isso pra não dizer que te permite agendar um tempo só pra você, o que não só é saudável, mas indispensável!

Dito isso, aqui estão algumas dicas práticas para ajudá-lo a definir um cronograma de estudos eficiente.

Defina seus objetivos de estudo

Nenhum vento ajuda o barco que não sabe pra onde está indo, certo? Antes de começar a definir um cronograma, é importante ter uma ideia clara dos objetivos que você deseja alcançar. Isso permitirá que você defina metas de estudo específicas e crie um cronograma de estudo mais eficiente.

Não somos só nós dizendo, a ciência comprova: definir objetivos de estudo é a chave para o sucesso acadêmico. Estudos mostram que alunos que traçam objetivos claros e específicos têm mais chance de alcançar resultados positivos.

Por isso, antes de começar a definir um cronograma de estudo, é fundamental ter em mente seus objetivos pessoais. Essa prática permite que você estabeleça metas específicas e crie um plano de estudo mais eficiente, otimizando seu tempo e aumentando sua produtividade.

Qual concurso você tem em vista? Já escolheu com firmeza? O edital já foi lançado? Você está começando nos estudos ou já está mais avançada(o)? Todas essas são questões que você vai precisar se perguntar e vão te ajudar nesse ponto.

Seja realista

Lembre-se de que um cronograma de estudos eficiente deve ser realista e flexível. Não tente encaixar uma quantidade excessiva de estudo em um dia, pois isso pode acabar prejudicando sua produtividade e motivação.

Tente programar um “dia ideal”. Como ele seria pra você? Estudar por 3 horas, assistir a dois episódios da sua série preferida, passar um tempo com a família. Inclua tudo que é importante, mas seja 100% honesta(o) consigo!

Seu esforço tem que ser o que você pode entregar com qualidade para o momento, nem mais, mas com certeza não menos. Você e apenas você tem essa noção e é importante que não se engane. Esse talvez seja o conselho mais importante que temos a passar.

Cronograma de estudos: Organize seu tempo

Cronograma de estudos

Depois de definir seus objetivos de estudo, é hora de organizar seu tempo de estudo. Uma maneira eficiente de fazer isso é dividir seu tempo em blocos de estudo. Tente reservar no máximo 90 minutos por bloco e certifique-se de incluir pausas regulares para descanso e relaxamento.

Estudos mostram que após 90 minutos ininterruptos de esforço de aprendizado de qualquer habilidade nosso desempenho e capacidade de absorção é reduzida significativamente. Faça testes eu veja o que funciona melhor pra você.

Além disso, é importante que respeite seus limites (mínimos e máximos) e que seja brutalmente honesto consigo mesmo.

A equação inicial seria algo como: de um lado está quanto tempo livre você tem por dia que pode ser dedicado aos estudos e do outro quanto tempo você é capaz de estudar com qualidade e diariamente de forma que aconteça mesmo nos dias mais difíceis.

Nós já conversamos e demos dicas aqui no site sobre o tempo ideal diário de estudos, que é uma das dicas mais recorrentes de todos os concurseiros. Clique no link acima para ler.

A partir disso poderemos dividir esses horários pelas matérias que serão cobradas no seu concurso. Caso ainda não tenha decidido qual concurso vai prestar, pode começar pelas mais comuns, como Língua Portuguesa, por exemplo.

Cronograma de estudos: Priorize as matérias mais importantes

Agora com seu tempo já organizado, é importante priorizar as matérias mais importantes e que você tem mais dificuldade. Reserve mais tempo para essas matérias, mas certifique-se de incluir também tempo suficiente para revisões e práticas.

É possível que de você, de alguma forma, já tenha alguma noção das suas deficiências ou esteja voltando aos estudos. Se for esse o caso, neste passo você vai reservar um pouco mais de tempo e atenção para as matérias, em uma proporção maior ou menor na medida da sua dificuldade com o assunto.

Caso você esteja no início dos estudos ou não tenha certeza das suas dificuldades, a coisa muda um pouco. Vai ser necessário que você capriche nas revisões e inclua, assim que possível, algumas questões sobre o assunto visto. 

Isso vai jogar uma luz sobre as maiores dificuldades, sejam elas matérias inteiras ou assuntos que façam parte delas e, partindo, desse ponto, você vai ter um conhecimento que é suficiente pra fundamentar uma redistribuição do seu tempo de estudo, caso necessária, o que nos conecta com a última dica de hoje.

Mantenha o cronograma atualizado

Cronograma de estudos

Nossa vida e o estudo para concursos são coisas altamente dinâmicas. Você pode ser positivamente surpreendida(o) com mais tempo livre ou descobrir uma nova necessidade de forço em um ponto específico que vai demandar mais tempo, por exemplo.

Isso vale ainda mais para aqueles de nós que estudam e trabalham simultaneamente

À medida que você progride em seus estudos, é importante manter o cronograma atualizado e fazer ajustes conforme necessário. Isso ajudará a garantir que você esteja sempre no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Portanto, dedique tempo para criar um cronograma eficiente e veja como isso pode fazer a diferença em seus resultados de estudo.

Compartilhe com alguém:

Leave a Reply