Música Para Estudar Pode Te Ajudar?

Compartilhe com alguém:

A gente sabe que o estudo, ainda mais o nosso, que é de médio a longo prazo, pode se tornar uma coisa pesada e entediante. Nessa hora, muita gente nos pergunta: “Música para estudar pode ser uma boa estratégia?”.

Sem dúvida! E exatamente pelo eventual tédio temos que nos cercar de armas e estratégias para, ao menos, minimizar isso e a música é uma poderosíssima aliada. Existem algumas estratégias que podem ajudar a tornar o processo mais agradável e até mesmo mais produtivo. 

Ainda não tá convencida(o)? Ok. Então vamos falar um pouco das vantagens.


Ah! Se você ainda não sabe, aqui no site a gente tem uma playlist de estudo colaborativa. O que isso quer dizer? Todos as nossas irmãs e os nossos irmãos concurseiros podem adicionar novas músicas e ir crescendo e atualizando a lista! Legal, né?

Clique aqui para confererir no Spotify


Redução do Estresse e da Ansiedade

Você sabia que o simples fato de estar ouvindo música pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e isso, por si só, pode afetar diretamente o nosso desempenho cognitivo e emocional? A música pode acalmar a mente e o corpo, permitindo que você se concentre melhor no estudo.

Além disso, estudos comprovam que a música pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo, enquanto aumenta a produção de serotonina, que é responsável por regular o humor e reduzir a ansiedade.


Leia Também: Motivação Para Concurseiros: Como Conquistar Sua Aprovação


Música para estudar melhora a memória

A música estimula diferentes áreas do cérebro que estão relacionadas à memória e ao aprendizado e pode ajudar a melhorar, além da memória, a retenção de informações. Um verdadeiro ganha-ganha!

Estudos também indicam que a música pode melhorar a própria capacidade cognitiva. Isso ocorre porque a música para estudar ativa várias aquelas áreas do cérebro que falamos, aumentando a atividade cerebral e estimulando a plasticidade neural.

Aumento da concentração

Estudar com música

Leia Também: Concurso Para Nível Médio: Como se Preparar em 2023


A música para estudar pode ajudar a aumentar a concentração e o foco, permitindo que você se concentre melhor nas tarefas que precisa realizar. Dica: isso pode ser especialmente útil para estudantes que precisam lidar com distrações ou ruídos externos durante o estudo.

Desde que escolhida corretamente, a música pode bloquear ruídos externos e distrações, criando um ambiente ideal para o seu estudo.

Tente focar especialmente em músicas para estudar que sejam sem letra e com ritmos regulares, como as clássicas, instrumentais de forma geral ou de meditação. Elas podem ajudar a regular a respiração e a frequência cardíaca, promovendo relaxamento e aumentando a capacidade de concentração.

Música para estudar Estimula a criatividade

Estudar com música

Só pra lembrar, caso você tenha passado rápido lá em cima…

Aqui no site, a gente tem uma playlist de estudo colaborativa (atualmente tem mais de 6 HORAS de músicas perfeitas para nosso estudo). O que esse colaborativa quer dizer? Todos as nossas irmãs e os nossos irmãos concurseiros podem adicionar novas músicas e ir crescendo e atualizando a lista! Ela vai ficando maior e melhor. 

Clique aqui para confererir no Spotify


A música pode ser um ingrediente-chave para ajudar a liberar sua criatividade enquanto estuda. O ritmo e as melodias podem criar um ambiente favorável ao pensamento criativo.

(Dica extra: isso pode fazer maravilhas para você que parou e está retornando aos estudos)

Como vimos, a música para estudar também pode ajudar a estimular a imaginação e a ajudar na retenção de informações, facilitando a conexão entre conceitos e ideias. Além disso, ao estudar com música, o cérebro pode ser desafiado a processar informações de diferentes maneiras, o que pode abrir novas vias para o pensamento criativo.

O resultado pode ser uma mente mais aberta e preparada para buscar soluções criativas para os desafios que surgirem.

Melhora do humor

Música para estudar

A música para estudar ajuda a liberar a dopamina, conhecida como o “hormônio da felicidade”, que nos faz sentir bem. Além disso, a música pode distrair a mente de pensamentos negativos ou estressantes, e fazer com que se sinta mais relaxado e mais resiliente.

(Isso é ótimo pra aliviar a pressão que botamos em nós mesmos até sair aquela aprovação sonhada, né?)

Com um humor positivo, é mais fácil manter o foco e a motivação nos estudos. Estudar com música pode ser a chave para aumentar a felicidade do momento e, por consequência, o desempenho nos estudos.

Compartilhe com alguém:

Leave a Reply