Índice da Matéria: "Estratégias Avançadas de Preparação para Concursos Públicos: Dicas e Exemplos Práticos"
A essa altura, você já sabe que conquistar a aprovação em um concurso público pode parecer uma tarefa difícil e árdua. É preciso muita disciplina, dedicação e, principalmente, estratégia. Neste post, vamos apresentar algumas estratégias avançadas de preparação para concursos públicos que podem ajudá-lo a chegar mais perto da tão sonhada aprovação.
Que fique claro: esse post é especificamente pra galera que já está mais avançada na caminhada. Então se você começou a pouco, nem pense em fazer nada disso! Sob risco de botar seus estudos a perder e diminuir sua rotina. Seja paciente, já já você terá merecido seu lugar de concurseira(a) mais experiente.
Estratégias Avançadas de Preparação para Concursos Públicos: Use o Cotidiano a Seu Favor
Você tem um telefone celular? Costuma enviar e-mails? Talvez SMS? Você pode estar perdendo uma ÓTIMA OPORTUNIDADE de estudar sem fazer esforço. É claro que quando a gente associa o estudo com a falta de esforço os alertas soam.
Mas calma, deixa eu te explicar um pouco melhor.
Eu criei o costume de apenas mandar mensagens no meu whatsapp que sejam ortograficamente corretas. Claro, dá mais trabalho? Um pouquinho, mas nem é tanto assim e o resultado definitivamente compensa. Em média, os usuários do whatsapp, por exemplo, passam 20 horas por mês no aplicativo!
Se você tentar mandar mensagens que sejam corretas e simples de ler, estaria estudando a língua português por 20 horas a mais todos os meses. E, pra deixar claro, eu nem estou falando de nenhum exagero.
Não quero ninguém mandando mensagens de amor para as suas caras-metades com mesóclises do tipo: “Amar-te-ei para todo o sempre”. Não é disso que a gente tá falando aqui. Mas por que não tentar usar os porquês corretos, já que vai ter que fazer uma pergunta?
Será que nessa frase eu preciso usar crase ou não? Que tal uma olhadinha rápida no Google antes de enviar a mensagem, só pra ter certeza?
Com o tempo, você vai ter melhorado tanto a sua escrita e a sua facilidade de resolver questões, especialmente as de sintaxe, vai ter progredido de uma maneira tão visível, que com certeza você vai voltar pra me agradecer!
Elimine as Pessoas Tóxicas da Sua Vida
Se você acha que isso não é uma dica para concurso, está bastante enganada(o). O efeito devastador que uma pessoa com más intenções pode ter nos nossos planos e, de forma geral, na nossa vida, pode ser algo inimaginável.
Pesquisas já mostraram, por mais de uma vez e há bastante tempo, que o estresse pode ter um efeito duradouro e negativo sobre o cérebro. A exposição a alguns dias de estresse pode prejudicar a capacidade dos neurônios no hipocampo – uma região cerebral importante para o pensamento e a memória.
Semanas de estresse podem causar danos reversíveis aos dendritos neuronais, que são os pequenos “braços” que as células cerebrais usam para se comunicar. Já meses de estresse podem causar a destruição permanente dos neurônios. Olha que assustador.
Assim, o estresse se configura como uma ameaça significativa ao sucesso, uma vez que, se não controlado, pode impactar negativamente tanto no desempenho quanto no funcionamento cerebral.
E se a fonte desse estresse são pessoas tóxicas na sua vida, especialmente aquelas de quem você pode se afastar, pode ter chegado a hora de tomar algumas decisões duras, porém necessárias.
Cuide Melhor do Seu Cantinho de Estudos
Quer você tenha um quarto inteiro pensado para seus estudos ou um conjunto modesto de mesa e cadeira, você precisa começar a pensar em organização.
E isso, sejamos francos, vai muito além de não deixar o local uma bagunça. Estamos falando de pensar, antecipadamente, em absolutamente todos os materiais e acessórios que vamos precisar na próxima sessão de estudo. Isso além, claro, da nossa inseparável garrafinha de água.
A pesquisa revela que a criação de um espaço de estudo dedicado que atenda a todos os seus requisitos pode desencadear sua motivação para estudar.
Um canto dos estudos ideal tem ar fresco, zero distrações e alguma luz do sol. Mas, como a gente sempre diz aqui, a gente joga com as cartas que nos são dadas, não com as que a gente gostaria de ter.
Todavia, se o seu espaço não tiver alguma dessas condições, faça o melhor para aliviar os efeitos da falta dela. Tem muito barulho? Tente investir em fones que isolem os sons externos, por exemplo.
Turbine Seu Cronograma
Já conversamos aqui no site e no nosso canal do Youtube incontáveis vezes sobre a importância de um cronograma bem elaborado, mas que possa ser seguido, adaptado a sua realidade. Então chegou a hora de a gente levar isso ao próximo nível. Afinal, estamos falando de Estratégias Avançadas de Preparação para Concursos.
Estabelecer hábitos de estudo é uma atitude extremamente importante. Saber o que e quando você vai estudar ajuda a economizar muito tempo.
É importante evitar generalizações em seu planejamento, como “estudar português” em um horário determinado. Em vez disso, planeje tarefas específicas, como “resolver 20 questões de interpretação de textos” ou “ler meus resumos de direito constitucional sobre nacionalidade”.
Trate seu tempo de estudo como se fosse uma aula: não perca, a menos que esteja doente ou ocorra uma emergência familiar, por exemplo. Essa deve ser uma rotina permanente em seus planos.
Além disso, existe um horário do dia em que você é mais produtivo? Você assimila melhor o conteúdo se estudar logo após a aula ou precisa de um tempo de descanso primeiro?
Perguntas como essas podem ajudá-lo a descobrir qual é a melhor abordagem para o seu estilo de aprendizagem e ajudá-lo a adaptar seu cronograma de estudos de uma maneira que funcione pra você.
Use Técnicas de Memorização
No último post falamos bastante sobre como usar técnicas de memorização vai ter dar uma vantagem enorme sobre os outros candidatos. Vale a leitura! Mas vamos rever algumas coisas e fazer alguns apontamentos.
Inicialmente, a gente precisa ter em mente que é importante tentar entender as informações antes de tentar memorizá-las. Informações organizadas e que façam sentido para você são mais fáceis de lembrar. Se você estiver com dificuldades para entender o material, dedique um tempo para estudá-lo, entender e só depois tente memorizá-lo.
Além disso, Faça conexões. Tente conectar as informações que você está tentando memorizar a algo que já sabe. Quando o material está isolado, é mais difícil de lembrar. Por isso, criar conexões malucas pode ajudar.
Se você está tentando lembrar de números, faça associações com idades ou telefones, por exemplo. Essa conexão maluca pode ajudá-lo a lembrar.
E não negligencie o sono. Estudos mostram que o cérebro processa e armazena informações enquanto você dorme. Por isso, se for possível pra você, é uma boa ideia revisar as informações antes de dormir, mesmo que seja apenas por alguns minutos.
Isso pode ajudar a incorporar as informações em sua memória. Então, tente dar uma última olhada no material antes de dormir e deixe o seu cérebro trabalhar enquanto você descansa.
Estratégias Avançadas de Preparação para Concursos Públicos: Cobre Juros e Taxas de Você
Calma! Vou explicar melhor o que eu quero dizer com isso. Imagine a situação: você veio pra casa do trabalho, determinado a estudar aquela última hora que você planejou para hoje, mas ainda não tinha conseguido antes.
Aí você chega e relaxa. Toma um banho, come algo e começa aquela vozinha que diz: “Acaba amanhã. Não vai ter problema nenhum”. Nesse ponto cabe a nossa ressalva habitual: você não é um robô. Vai ficar doente, cansado, até de saco cheio. E tudo isso é absolutamente normal.
Dito isso, no dia do nosso exemplo você poderia perfeitamente finalizar os estudos, ou seja, não tem nada que efetivamente te impedisse de completar o planejado. Nessa hora você precisa implementar os juros e as taxas.
Você está disposto a pagar a última hora de estudo com juros amanhã e estudar 1h20 para compensar, além do que já teria pra estudar mesmo? Se a resposta for um sincero e genuíno sim, então você definitivamente não deve se preocupar em não completar hoje.
Porque se você estiver tão cansado ou sem condições ao ponto de valer a pena pagar essa taxa, é porque não se trata, a princípio, de preguiça ou algo tão injustificável quanto. Nesse caso, sinta-se à vontade para compensar no outro dia.
Entretanto, se a resposta for não, a gente precisa entender o que tá acontecendo. Será que a sua racionalização pra não completar sua própria programação está sendo sincera? Algo que você vai ter que concluir por si.
Alternativa
Uma variação disso, talvez um pouco mais light, e que me agrada mais são os domingos. Você faz um acordo com você mesmo. Se eu cumprir a semana toda de estudos, segunda a sábado, o domingo é livre para eu fazer (ou não fazer) o que quiser.
Mas se faltar ou atrasar algo e isso não for compensado até sábado, o domingo vai servir, pelo menos em parte, para quitar a dívida